Medicamentos de venda livre na Farmácia para dor de dente

Uma dor de dente realmente precisa ser examinada por um dentista, mas você pode precisar de algum alívio da dor antes de poder ser visto. Os analgésicos de venda livre nas farmácias sem a necessidade de receita do dentista podem ajudá-lo a controlar a dor de dente nesse meio tempo.

Os dentistas recomendam algumas opções quando se trata de remédios para dor nos dentes. Essas opções incluem:

• Ibuprofeno
  • Naproxeno
  • Aspirina
  • Paracetamol

Mas nem todos esses medicamentos são adequados para todos. Este artigo analisa as opções de analgésicos OTC, efeitos colaterais e interações medicamentosas a serem consideradas e outras maneiras de gerenciar sua dor de dente.

Um jovem negro agarra o lado do rosto devido a dor de dente.
AaronAmat / Getty Images

Causas da dor de dente

Várias causas possíveis de dor de dente incluem:

• Cavidades
  • Um dente rachado ou quebrado
  • Um dente abscesso
  • Infecções gengivais
  • Doença gengival avançada
  • Dentes do siso chegando

Embora você possa controlar a dor dental em casa, você deve sempre ligar para o seu dentista o mais rápido possível para ser tratado e evitar possíveis complicações.

O que considerar

Para encontrar o analgésico certo para aliviar a dor de dente, ajuda a entender como esses medicamentos funcionam para controlar a dor. Mas primeiro, você precisa saber se eles são seguros para você.

Aqui estão algumas coisas a considerar ao escolher um analgésico OTC:

Condições saudáveis

Algumas condições médicas (por exemplo, problemas digestivos, doenças renais ou hepáticas ) tornam certos medicamentos contra a dor inseguros. O mesmo vale para a gravidez. Pergunte ao seu médico o que é seguro para você.

Efeitos colaterais

O fato de esses medicamentos serem amplamente utilizados e de fácil acesso não significa que seu uso seja isento de riscos.

Alguns efeitos colaterais potenciais do uso a curto prazo são descritos para cada uma das opções de medicamentos OTC abordadas aqui. Pense duas vezes sobre as drogas que apresentam preocupações que podem ser especialmente problemáticas para você.

Interações medicamentosas

Alguns analgésicos podem não ser seguros para tomar com outros medicamentos que você possa estar tomando.

Os medicamentos que podem não ser seguros para misturar com analgésicos OTC incluem:

• Medicamentos para pressão arterial: Vasotec (enalapril) , Zestoretic (lisinopril) , Tenormin (atenolol), Lopressor (metoprolol)
  • Diluentes de sangue : Coumadin (varfarina) , Eliquis (apixaban), Xarelto (rivaroxabano)
  • Alguns antidepressivos: Prozac (fluoxetina) , Zoloft (sertralina) , Cymbalta (duloxetina) , Effexor (venlafaxina)

Estas são apenas algumas das muitas drogas possíveis que podem ser perigosas para combinar com analgésicos. Pergunte ao seu dentista, profissional de saúde ou farmacêutico quais produtos OTC são seguros para você.

Potencial para overdose

Se você tomar um analgésico com um ingrediente ativo que também está em outro medicamento que está tomando (como um remédio para resfriado com vários sintomas), corre o risco de overdose, o que pode ter efeitos colaterais prejudiciais.

Ibuprofeno

O ibuprofeno é um dos analgésicos OTC mais usados ​​para dor de dente. 2 É vendido sob as marcas populares:

• Advil
  • Motrin
  • Nuprin

Esses medicamentos estão disponíveis em comprimidos, cápsulas de gel líquido e suspensões orais.

O ibuprofeno é classificado como um  medicamento anti-inflamatório não esteroidal ( AINE) . Funciona bem para a dor dentária porque alivia a dor e reduz a inflamação – uma causa de muitas dores e dores relacionadas à boca.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais comuns do ibuprofeno incluem:

• Constipação ou diarreia
  • Gases ou inchaço
  • Tontura
  • Nervosismo

Ligue para o seu médico imediatamente se tiver efeitos colaterais graves, como:

• Dificuldade em respirar ou falta de ar
  • Inchaço no abdômen, pernas, tornozelos ou pés
  • Febre
  • Bolhas, urticária ou erupção cutânea
  • Coceira
  • Inchaço do rosto, olhos, garganta, braços ou mãos
  • Dificuldade em engolir

Naproxeno

O naproxeno é outro AINE frequentemente usado para dor de dente. Ele vem em comprimidos, cápsulas, cápsulas de gel e géis líquidos.

Os nomes das marcas incluem:

• Aleve
  • Anaprox
  • Naprosyn

Para dar uma ideia de quão eficaz a droga pode ser, a pesquisa sugere que o naproxeno pode ser tão eficaz para a dor dental pós-cirúrgica quanto o analgésico narcótico Vicodin ( hidrocodona/paracetamol).

Embora o naproxeno e o ibuprofeno estejam na mesma classe de medicamentos, um pode funcionar melhor para você do que o outro.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais comuns do naproxeno podem ser:

• Dor de estômago e náuseas
  • Azia
  • Constipação ou diarreia
  • Gás, inchaço
  • Dor de cabeça
  • Tonturas ou tonturas
  • Sonolência

Ligue para o seu médico imediatamente se sentir:

• Mudanças na visão
  • Dormência ou formigamento nas mãos, pés ou lábios
  • Dificuldade ou deglutição dolorosa
  • Alterações na saúde mental ou humor
  • Dificuldade em respirar ou falta de ar
  • Inchaço no abdômen, pernas, tornozelos ou pés
  • Sinais de infecção (febre, calafrios, dor de garganta)
  • Bolhas, urticária, erupção cutânea ou pele vermelha
  • Inchaço dos olhos, rosto, lábios, língua, garganta, braços ou mãos
  • Fadiga excessiva
  • Náuseas ou vômitos graves

As instruções de dosagem do naproxeno são diferentes da maioria dos analgésicos OTC. Isso porque continua funcionando por mais tempo.

Aspirina

Um analgésico mais antigo, aspirina ( acetilsalicílicoácido) também está na classe NSAID. Estudos sugerem que é eficaz para a dor de problemas dentários.

A aspirina vem em muitas formas, como comprimidos mastigáveis, comprimidos de liberação retardada e de liberação prolongada e supositórios.

Este medicamento é vendido sob dezenas de marcas. Os comuns incluem:

• Anacin
  • Bayer
  • Bufferin
  • Empirina
  • Excedrina

Não aplique aspirina diretamente

Um antigo remédio popular sugere que colocar aspirina em um dente alivia a dor. Isso não é apenas falso, mas pode danificar ainda mais os dentes. Engula os comprimidos conforme as instruções.

Efeitos colaterais

A aspirina pode causar efeitos colaterais digestivos em algumas pessoas. Fique atento:

• Náusea
  • Vômito
  • Dor de estômago
  • Azia

Entre em contato com seu médico imediatamente se você desenvolver:

• Urticária ou erupção cutânea
  • Inchaço da face, olhos, lábios, língua ou garganta
  • Chiado, dificuldade ou respiração rápida
  • Rouquidão
  • Batimento cardíaco acelerado
  • Pele fria e pegajosa
  • Zumbido (zumbido nos ouvidos) ou perda de audição
  • Vômito que é sangrento ou parece borra de café
  • Sangue vermelho brilhante nas fezes ou fezes pretas e alcatroadas

Paracetamol

O acetaminofeno é uma maneira popular de controlar a dor dental. No entanto, não reduz a inflamação como os AINEs, por isso pode não ser tão eficaz para a dor de dente.

O acetaminofeno está disponível sob as marcas:

• Tylenol
  • Actamina
  • Febre

O acetaminofeno é especialmente útil se você não puder tomar AINEs. Está disponível em várias formas que podem funcionar para remédios para dor de dente, incluindo:

• Comprimidos
  • Cápsulas de gel líquido
  • Suspensão oral

Efeitos colaterais

O paracetamol pode causar efeitos colaterais. Os mais comuns incluem:

• Náusea
  • Vômito
  • Dor de cabeça
  • Insônia
  • Prisão de ventre
  • Alterações da pressão arterial
  • Diarréia
  • Agitação

Grandes doses de paracetamol podem causar danos ao fígado. O álcool também danifica o fígado, então você deve evitar beber álcool enquanto estiver tomando este medicamento.

Se ocorrer algum destes efeitos secundários graves, contacte o seu médico imediatamente:

• Pele vermelha, com bolhas ou descamação
  • Erupção ou urticária
  • Coceira
  • Inchaço do rosto, olhos, lábios, língua, garganta, mãos, pernas, tornozelos ou pés
  • Rouquidão
  • Dificuldade em respirar ou engolir

Use conforme indicado

Qualquer medicamento para dor OTC que você toma para dor de dente serve para alívio de curto prazo até que você possa corrigir seu problema dentário. Esses medicamentos não se destinam a ajudá-lo a controlar a dor a longo prazo, para que você possa evitar ir ao dentista.

Embora sua dor possa ser grave, usar mais desses medicamentos do que o indicado pode ser perigoso. Por exemplo, tomar muito acetaminofeno em um curto período pode levar à insuficiência hepática, que pode ser fatal. 10

E o uso excessivo ou prolongado de AINEs pode aumentar o risco de ataque cardíaco ou derrame. Também pode irritar ou danificar seu estômago, intestino, rins ou fígado.

Siga sempre as instruções de dosagem na embalagem ou fornecidas por um profissional de saúde.

Outras opções de alívio da dor

Você tem outras opções para aliviar a dor de dente até poder ver seu dentista. Você pode usá-los junto com ou em vez de analgésicos OTC.

• Evite alimentos e bebidas muito frios ou quentes, bem como aqueles que tenham muito açúcar ou ácido (como suco de laranja).
  • Passe fio dental ao redor dos dentes afetados para remover quaisquer partículas de alimentos que possam irritá-los.
  • Eleve a cabeça enquanto dorme. Isso pode aliviar alguma pressão que pode aumentar sua dor.
  • Enxágue a boca com água salgada morna.
  • Para alguns tipos de dores de dente, você pode obter alívio ao aplicar óleo de cravo .

Ibuprofeno, naproxeno e aspirina são analgésicos AINEs. Por ajudarem a reduzir a inflamação, são escolhas comuns para a dor de dente. O acetaminofeno também pode ajudar com a dor de dente, mas não diminui a inflamação.

Fique atento aos efeitos colaterais com analgésicos OTC, alguns dos quais podem ser graves – especialmente se você tomar mais do que a dose recomendada. Certifique-se de que você não está tomando drogas que possam interagir mal umas com as outras.

Seu dentista, profissional de saúde ou farmacêutico pode ajudá-lo a escolher o melhor para você.