CETOROLACO DE TROMETAMINA.DIURÉTICOS ANTI-HIPERTENSIVOS

Ainda dentro desta classe de medicamentos, o cetorolaco de trometamina e a nimesulida tem recebido destaque nas prescrições para controle da dor aguda, moderada a grave, após procedimentos odontológicos, porém a literatura é escassa em relação a esses medicamentos e os únicos dados acessíveis são os contidos nas bulas. A nimesulida não deve ser usada em conjunto com drogas que potencialmente causem danos ao fígado, dessa forma deve-se ter cuidado com pacientes que apresentem anormalidades hepáticas, particularmente se houver intenção de administrar nimesulida em combinação com outras drogas que possam causar alteração do fígado. Durante o tratamento com nimesulida, os pacientes devem evitar usar outros AINEs, pois há risco de somação de efeitos, incluindo efeitos adversos (22). Quanto ao cetorolaco de trometamina, as principais interações medicamentosas encontram-se expostas no Quadro 4.

Quadro 4. Principais interações medicamentosas com cetorolaco de trometamina

Interações medicamentosas potenciais

Efeito/risco potencial

DIURÉTICOS ANTI-HIPERTENSIVOS

Diminuição da eficácia diurética e anti-hipertensiva e aumento do risco de insuficiência renal secundária, devido a inibição da síntese de prostaglandinas renais.

CICLOSPORINA

Aumenta a concentração sérica da ciclosporina por inibição das prostaglandinas renais e aumenta o risco de nefrotoxicidade

DEPRESSORES MEDULARES OU RADIOTERAPICOS

Aumenta o risco dos efeitos adversos hematológicos