Antibióticos para infecção dentária: o que você deve saber

Uma infecção dentária é uma bolsa de pus (abscesso) causada pela proliferação de bactérias. Geralmente, um abscesso aparece na polpa — o tecido macio e vivo dentro de um dente.

Um abscesso periapical se desenvolve a partir de uma infecção na polpa que forma um abscesso na raiz de um dente, enquanto um abscesso periodontal se desenvolve entre o dente e o tecido gengival circundante.

Os sintomas de uma infecção dentária podem incluir uma forte dor de dente , sensibilidade ao calor e ao frio, glândulas inchadas, inchaço nas gengivas, mau hálito e dor ao mastigar. Se a infecção se espalhar para os ossos ao redor, pode se tornar uma ameaça à vida.

Seu dentista pode prescrever antibióticos para limpar sua infecção dentária. Saiba mais sobre antibióticos para infecções dentárias, incluindo por que eles são usados ​​e quão rápido eles funcionam.

Uma mulher segurando sua bochecha como se estivesse com dor de dente.
Athima Tongloom / Moment / Getty Images

Quando os antibióticos são usados ​​​​para uma infecção dentária?

As infecções dentárias nem sempre requerem antibióticos. Em muitos casos, eles podem esclarecer por conta própria. Enxaguar com água salgada morna ou tomar medicamentos de venda livre, como anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), pode ajudar a reduzir a dor de dente e o inchaço.

A American Dental Association (ADA) recomenda que os dentistas evitem prescrever antibióticos para a maioria das infecções dentárias devido a possíveis efeitos colaterais.  Tratamentos dentários, como drenagem, limpeza profunda ou tratamento de canal (remoção da polpa infectada do dente), às vezes podem ser necessários.

No entanto, seu dentista pode prescrever antibióticos se você estiver imunocomprometido (com um sistema imunológico enfraquecido) ou se a infecção do dente estiver se espalhando. Alguns dos sinais de que sua infecção dentária está piorando podem incluir:

• Febre
  • Fadiga
  • Mal -estar (um “mal-estar geral”)
  • Inchaço na mandíbula ou pescoço
  • Dor intensa ou inchaço que não desaparece

Se não for tratada, uma infecção dentária pode se espalhar para os ossos e tecidos circundantes. Isso pode levar a sérias complicações de saúde, incluindo:

• Perda de dente
  • Infecção do sangue
  • Pneumonia (infecção pulmonar)
  • Infecção cerebral
  • Endocardite (infecção no coração)

Se você tiver uma infecção dentária grave, seu dentista pode prescrever um curso de antibióticos para evitar que ela se espalhe. Os antibióticos podem prevenir a perda de dentes e outras complicações graves de saúde.

Quando procurar um dentista

É importante procurar tratamento odontológico imediatamente se você suspeitar que pode ter uma infecção dentária. Marque uma consulta com seu dentista se tiver uma dor de dente que não passa, se suas gengivas estiverem vermelhas e inflamadas ou se notar uma bolha parecida com uma espinha ao longo da linha da gengiva.

Tomando Antibióticos

Seu dentista pode diagnosticá-lo com uma infecção dentária com um exame físico completo. Seu médico pode bater nos dentes ou pedir que você morda para avaliar seu nível de dor. Eles também podem realizar exames de imagem, como radiografias odontológicas .

Se a infecção do dente for grave ou persistente, seu dentista pode prescrever antibióticos. Os objetivos de tomar antibióticos para uma infecção dentária são prevenir a perda do dente e outras complicações graves de saúde.

De acordo com a ADA, os antibióticos de primeira linha para uma infecção dentária incluem:

• Amoxicilina ral
  • Oral penicilina V potássio

A amoxicilina e a penicilina V potássica fazem parte de uma classe de antibióticos conhecidos como medicamentos do tipo penicilina. Eles trabalham para combater infecções matando bactérias ou interrompendo seu crescimento. Medicamentos do tipo penicilina não funcionam para tratar infecções virais.

Se você é alérgico a medicamentos do tipo penicilina, seu dentista pode prescrever um dos seguintes antibióticos:

• Azitromicina oral
  • Clindamicina oral
  • Cefalexina

Azitromicina, clindamicina e cefalexina são comumente usadas para tratar infecções bacterianas .

Dosagem

As recomendações atuais da ADA para dosagem de antibióticos para infecções dentárias são as seguintes:

• Amoxicilina oral: 500 miligramas (mg), três vezes por dia
  • Potássio de penicilina V oral: 500 miligramas, quatro vezes por dia
  • Azitromicina oral: 500 miligramas no primeiro dia, seguidos de 250 miligramas por quatro dias
  • Clindamicina oral: 300 miligramas, quatro vezes por dia
  • Cefalexina oral: 500 miligramas, quatro vezes por dia

Duração

Estas são as recomendações atuais da ADA para a duração de um curso de antibióticos para uma infecção dentária:

• Amoxicilina oral: Três a sete dias
  • Potássio penicilina V oral: Três a sete dias
  • Azitromicina oral: cinco dias
  • Clindamicina oral: Três a sete dias
  • Cefalexina oral: Três a sete dias

Alguns dos seus sintomas de infecção dentária devem começar a desaparecer após dois a três dias.  No entanto, é importante tomar todos os antibióticos prescritos pelo seu dentista .

Tomando Antibióticos

É importante tomar antibióticos exatamente como prescritos, mesmo que você comece a se sentir melhor rapidamente. Se você parar de tomar antibióticos muito cedo, sua infecção pode persistir. Você também pode aumentar o risco de desenvolver uma infecção bacteriana resistente a antibióticos.

Antibióticos comuns usados ​​​​para uma infecção de dente

Drogas do tipo penicilina , como amoxicilina e penicilina V potássica, são tipicamente os antibióticos de primeira linha que os dentistas prescrevem para tratar uma infecção dentária.

No entanto, reações alérgicas às penicilinas são comuns. Se você tiver um histórico de sintomas de alergia (como urticária, inchaço ou pressão arterial baixa) após tomar medicamentos do tipo penicilina, informe seu dentista. Eles podem prescrever um macrolídeoantibiótico, como clindamicina, para limpar sua infecção.

Em alguns casos, seu dentista pode prescrever outro tipo de antibiótico, como:

• Augmntin (amoxicilina com clavulanato)
  • Flagil (metronidazol)

Esses medicamentos geralmente são prescritos se outros antibióticos não funcionarem para tratar seus sintomas ou se a infecção do dente começar a se espalhar.

Efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns dos antibióticos podem incluir:

• Náusea
  • Dor de cabeça
  • Diarréia
  • Infecção por fungos
  • Alterações no paladar

Procure ajuda médica imediata se sentir algum efeito colateral grave ao tomar antibióticos, como:

• Irritação na pele
  • Dificuldade ao respirar
  • Chiado
  • Urticária
  • Descamação da pele ou bolhas
  • Inchaço no rosto, olhos ou boca
  • Dores de estômago
  • Dor nas articulações
  • Piora dos sinais de uma infecção dentária
  • Febre

Prevenção

Às vezes, um abscesso dentário pode ser causado por um dente rachado ou lascado, uma lesão ou um trabalho dentário malsucedido. No entanto, na maioria dos casos, as infecções dentárias são causadas por cáries .

A melhor maneira de prevenir uma infecção dentária é praticar uma boa higiene oral . Aqui estão algumas maneiras de proteger seus dentes de cáries e doenças gengivais:

• Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia com creme dental com flúor.
  • Use fio dental ou escovas interdentais regularmente para remover a placa de difícil acesso entre os dentes.
  • Limite a ingestão de açúcar, especialmente entre as refeições.
  • Visite seu dentista regularmente para limpezas e check-ups.

Uma infecção dentária é uma bolsa de pus que se desenvolve dentro da polpa do dente devido à multiplicação de bactérias. As infecções dentárias geralmente são causadas por cáries, falha no trabalho odontológico, dentes quebrados ou lascados ou lesões.

Nem todas as infecções dentárias requerem tratamento com antibióticos. No entanto, um dentista às vezes pode prescrever antibióticos para salvar o dente e evitar que a infecção se espalhe.

Os antibióticos mais comuns usados ​​para tratar infecções dentárias são medicamentos do tipo penicilina (como amoxicilina e penicilina V potássica). Clindamicina, azitromicina e cefalexina são opções para pessoas com histórico de alergia à penicilina. Se os medicamentos de primeira linha não funcionarem, o metronidazol pode ser prescrito.

Possíveis efeitos colaterais dos antibióticos para infecções dentárias podem incluir náusea, diarréia, infecção por fungos , alterações no paladar e dor de cabeça. Efeitos colaterais mais graves, como erupção cutânea, urticária, inchaço, dor nas articulações e febre, requerem atenção médica imediata.