9 remédios caseiros para dor de dente

Sentir dor toda vez que você toma seu sorvete favorito ou toma uma xícara de café não é maneira de viver. Mas para muitas pessoas, é uma ocorrência diária. De fato, de acordo com estudos recentes, entre 11,5% – 33,5% de todas as pessoas experimentam hipersensibilidade dentinária (dentes sensíveis).

As causas comuns de sensibilidade dentária variam de cáries não tratadas a doenças gengivais, perda de esmalte dentário , entre outras. Felizmente, existem muitas opções para o alívio da dor de dentes sensíveis, incluindo vários remédios caseiros que são rápidos e fáceis de implementar.

Homem com dentes sensíveis comendo um picolé
klebercordeiro / Getty Images

1. Creme dental dessensibilizante

A pasta de dentes dessensibilizante contém ingredientes para ajudar a prevenir ou reduzir a sensibilidade dentária. Muitos têm nitrato de potássio, que adormece o nervo do dente para prevenir a dor de dente , por exemplo.

Outro ingrediente é o fluoreto de estanho, que bloqueia os orifícios dos túbulos no dente que levam ao nervo, interrompendo a dor em suas trilhas. Muitos tipos de creme dental dessensibilizante também têm menos ingredientes do que o creme dental comum , então há menos irritantes atingindo o nervo do dente.

2. Escova de dentes de cerdas macias

Usar uma escova de dentes com cerdas duras pode resultar em uma escovação abrasiva que quebra o esmalte do dente, que protege os nervos do dente. Além disso, escovar com muita força pode levar à retração das gengivas , o que expõe o dente a mais irritantes.

Mudar para uma escova de dentes de cerdas macias pode reduzir a remoção do esmalte e proteger as gengivas para manter os dentes fortes.

3. Enxágue com água salgada

Nervos irritados e inflamados podem levar a dentes sensíveis, portanto, usar um enxágue com água salgada duas vezes ao dia pode ajudar a reduzir a inflamação e a dor.

Basta misturar 1 xícara de água morna com ½ colher de chá de sal e agite na boca por alguns minutos. Cuspa quando terminar.

4. Flúor

Usar um enxágue com flúor pode ajudar a fortalecer o esmalte dos dentes para proteger a raiz e os nervos, o que pode reduzir a dor. Se você precisar de um flúor mais forte, é possível que seu dentista prescreva flúor para você aplicar em casa.

5. Peróxido de Hidrogênio

Como um anti-séptico e desinfetante suave, o peróxido de hidrogênio funciona de maneira semelhante a um enxágue com água salgada, reduzindo a inflamação. Também pode curar gengivas doloridas ou danificadas, o que pode reduzir a sensibilidade dentária.

Para fazer seu próprio enxágue, misture 2 colheres de sopa de peróxido de hidrogênio – 3% de peróxido de hidrogênio funciona melhor – com 2 colheres de sopa de água morna. Agite ao redor da boca por alguns minutos e cuspa quando terminar.

Tome cuidado com alguns remédios

Você deve ser cauteloso ao usar alguns desses remédios, como o peróxido de hidrogênio, para não usar muito. Por exemplo, usar uma concentração de peróxido de hidrogênio mais forte do que o indicado – neste caso, 3% – pode danificar o esmalte do dente.

6. Alimentos anti-inflamatórios

A incorporação de alimentos como açafrão , gengibre e cravo que possuem propriedades anti-inflamatórias em sua dieta pode ajudar a reduzir a dor nos dentes sensíveis.

Você pode adicioná-los aos seus pratos ou, em alguns casos, aplicá-los diretamente no dente afetado. Por exemplo, você pode aplicar óleo de cravo no dente usando um cotonete para anestesiar a dor. Ou você pode aplicar gengibre moído diretamente no dente.

7. Extrato de Baunilha

Popular para assar, o extrato de baunilha é outro dos muitos remédios caseiros para dor de dente.

O extrato de baunilha contém eugenol, que atua como analgésico, e álcool, que pode anestesiar a dor. Você pode aplicá-lo diretamente no dente afetado usando um cotonete ou a ponta do dedo.

8. Óleo de Coco

Como alguns dos outros remédios caseiros para dor de dente listados aqui, o óleo de coco tem propriedades anti-inflamatórias para ajudar a reduzir ou eliminar a dor de dente.

Para aplicar, basta fazer um bochecho com 1 colher de sopa de óleo de coco virgem na boca por dois minutos e cuspir quando terminar.

9. Alho

Outro alimento para o alívio da dor de dentes sensíveis, o alho contém alicina , que pode ajudar a eliminar bactérias e reduzir a dor.

Você pode aplicar o alho diretamente no dente colocando uma fatia de alho no dente ou criando e aplicando uma pasta de alho (misture água e ½ colher de chá de sal).

Tratamento

Se esses remédios caseiros para dor de dente não proporcionarem alívio para seus dentes sensíveis, seu dentista poderá recomendar outras opções de tratamento médico mais graves. Por exemplo, seu dentista pode sugerir a aplicação de um selante ou resina adesiva para proteger os dentes.

Se sua dor for intensa, é possível que seu dentista recomende um canal radicular para remover a polpa inflamada ou infectada do dente para que seu dente possa curar e reduzir ou eliminar sua sensibilidade dentária.

Ligue para o dentista

Se a dor nos dentes sensíveis continuar ou aumentar depois de usar qualquer um desses remédios caseiros para dor de dente, ligue para o dentista imediatamente para agendar uma consulta para um exame mais aprofundado.

Viver com dor de dentes sensíveis pode ser difícil e desconfortável, mas existem vários remédios caseiros para dor de dente que podem proporcionar alívio. Experimente esses diferentes remédios para descobrir quais funcionam melhor para você.

Se a dor de dente continuar mesmo depois de usar esses remédios caseiros para dor de dente, agende uma consulta com seu dentista para um exame e consulta odontológico.