Por que os dentistas sugerem a remoção dos dentes do siso

Os dentes do siso, ou os molares posteriores, são os últimos dentes adultos a surgir na boca. Muitos no campo da odontologia pensam nos dentes do siso como um órgão vestigial, como um apêndice, para sua boca. Eles estão lá, mas você não precisa deles para sua vida diária. Você pode viver o resto de seus dias com ou sem eles e não notar muita diferença.
Você pode saber apenas a remoção dos dentes do siso de seus dias no ensino médio ou na faculdade e, de repente, seu amigo chegou à escola depois de perder alguns dias parecendo atordoado com as bochechas inchadas. Mas se você ou alguém da sua família precisar de cirurgia de remoção do dente do siso, é importante entender por que seu dentista pode sugerir esse procedimento e como o procedimento progrediu desde os dias do ensino médio.

O que são os dentes do siso?

Os dentes do siso são os molares na parte de trás da boca. Esses dentes não são usados ​​para mastigar; portanto, eles existem apenas no final de cada fileira de dentes em sua boca. Muitos antropólogos acreditam que os dentes do siso foram usados ​​por nossos primeiros ancestrais humanos para ajudar a mastigar alimentos grosseiros e ásperos, como folhas, raízes, nozes e carnes.

Os dentes do siso geralmente irrompem entre as idades de 17 e 21 anos. A maioria dos adultos tem quatro dentes do siso, um em cada um dos quatro quadrantes. É possível, no entanto, não ter nenhum, menos ou mais de quatro (os extras são chamados de dentes supranumerários).

Por que você precisaria remover seus dentes do siso?

Como dito anteriormente, algumas pessoas vivem a vida inteira sem precisar remover os dentes do siso. No entanto, muitas vezes os dentes do siso podem causar estragos no seu corpo e nos outros dentes da boca e precisam ser removidos. É por isso que muitos dentistas gerais recomendam que as pessoas se submetam a um procedimento de remoção dos dentes do siso, mesmo que seus dentes do siso não estejam causando problemas naquele momento.

Aqui estão algumas razões pelas quais algumas pessoas devem se submeter a este procedimento. Todos eles podem levar a complicações como dor, cistos cheios de líquido ou danos aos dentes ou ossos próximos.

Sua boca não é grande o suficiente

Para algumas pessoas, seus maxilares simplesmente não têm espaço para um conjunto extra de molares, e os dentes do siso amontoam o resto dos dentes.

Eles vêm no ângulo errado

Os dentes do siso podem irromper através das gengivas no ângulo errado e pressionar os outros dentes. Isso pode danificar o dente próximo a ele, resultando na perda de ambos os dentes

Eles são impactados

Os dentes do siso podem ficar presos dentro do maxilar em vez de irromper completamente, causando uma quantidade significativa de dor.

Você tem cáries ou doença gengival

Como os dentes do siso estão nos cantos mais distantes da boca, talvez você não consiga alcançá-los com sua escova de dentes ou fio dental. Isso pode levar a sintomas de periodontite (doença da gengiva), como gengivas inchadas e sangrando e mau hálito. Além disso, a erupção parcial dos terceiros molares muitas vezes pode levar à pericoronarite.

Todo mundo tem seus dentes do siso?

Como mencionado anteriormente, nem todos desenvolvem dentes do siso, ou desenvolvem menos de quatro. Algumas pessoas têm todos os quatro dentes do siso sem nenhum problema.

No entanto, para alguns, esses dentes causam enormes problemas, incluindo dor e infecções. Algumas pessoas podem não estar sentindo os efeitos de seus dentes do siso, mas seu dentista pode prescrever que esses dentes sejam removidos para evitar problemas mais tarde. Se você ou alguém da sua família começar a ter problemas com esses dentes, é importante resolvê-los imediatamente. É muito mais benéfico fazer o procedimento quando você é jovem, se possível, em vez de adiá-lo e permitir que as raízes dos dentes do siso se desenvolvam mais completamente.

O que implica a remoção dos dentes do siso?

A remoção dos dentes do siso é um procedimento ambulatorial, o que significa que você chegará e sairá do centro cirúrgico no mesmo dia. Alguns pacientes recebem anestesia local ou sedação durante a cirurgia e provavelmente acordarão na cadeira odontológica após o término da cirurgia. Outros pacientes, no entanto, podem receber anestesia geral que exigirá mais tempo para acordar e provavelmente terão que ser transferidos para uma sala de recuperação após o procedimento.

Uma vez que a anestesia adormeça adequadamente a área afetada, seu dentista ou cirurgião oral usará um instrumento especial para soltar e desconectar o tecido ao redor dos dentes do siso e removê-los, também pode ser necessário remover algum osso. Os locais cirúrgicos são então suturados e uma gaze é colocada sobre eles para promover a coagulação e ajudar as feridas a cicatrizar. Todo o procedimento provavelmente levará menos de uma hora. A maioria dos pacientes é capaz de realizar um procedimento em consultório com sedação intravenosa, mas há casos em que alguns pacientes precisam de anestesia geral devido ao comprometimento médico ou ansiedade odontológica grave.

Quanto tempo demora a recuperação da cirurgia de remoção do dente do siso?

Cada paciente responde de forma diferente à cirurgia. Alguns pacientes se recuperam quase imediatamente e podem dirigir para casa e retornar a algumas atividades normais. Outros, no entanto, podem se sentir mais sonolentos (especialmente após anestesia geral) e exigir que alguém os leve para casa.

A maioria das pessoas tem inchaço e desconforto leve por 3 ou mais dias após a cirurgia, mas tem pouca ou nenhuma dor. No entanto, sua boca pode precisar de algumas semanas para cicatrizar completamente.

Odontologia da Família na University General Dentists em Knoxville, TN

A remoção dos dentes do siso não precisa ser o procedimento assustador que você lembra da sua juventude. Os avanços modernos na odontologia tornaram a cirurgia de remoção dos dentes do siso um processo muito menos doloroso, que fará com que você e seu sorriso saudável voltem aos seus pés rapidamente. Para aqueles que precisam deste procedimento, os benefícios a longo prazo para sua saúde bucal são imensuráveis ​​e podem aliviar uma tremenda quantidade de dor e desconforto.

Na University General Dentists, fornecemos serviços de odontologia familiar para ajudar a manter os sorrisos de seus entes queridos saudáveis ​​e fortes. Acreditamos em cuidados dentários atenciosos e respeitosos, e fornecemos tudo, desde exames de rotina a extensos reparos dentários com a mais recente tecnologia de ponta.

Temos dois locais convenientes para dentistas em Knoxville. Agende uma consulta no escritório do Centro Médico da Universidade do Tennessee pelo telefone 865-305-9440 ou no escritório de West Knoxville pelo telefone 865-500-5700.

Posts Similares