Por que meus dentes doem? – 15 possíveis causas de sua dor de dente

Você já acordou um dia e seus dentes começaram a doer, aparentemente sem motivo? Existem várias condições diferentes que podem causar dor de dente. Alguns podem ser facilmente resolvidos por conta própria, enquanto outros exigirão uma visita ao seu dentista geral. Aqui estão algumas das causas possíveis mais comuns de sua dor de dente.

Você aperta sua mandíbula

Uma das principais causas de dor de dente é o apertamento dentário. Muitas pessoas apertam os maxilares quando estão com raiva, concentradas ou em situações tensas. Quando você aperta sua mandíbula, seus dentes estão tendo que suportar uma pressão que eles não deveriam suportar. Com o tempo, esse mecanismo de enfrentamento ruim pode fazer com que seus dentes doam ou até se soltem. Se você sentir dor de dente depois de sentir estresse ou raiva, pode estar apertando a mandíbula. Encontrar outras maneiras de lidar com o estresse e as emoções pode fazer com que sua dor de dente desapareça.

Você range os dentes

Ranger os dentes é outra maneira de algumas pessoas lidarem com o estresse e a raiva. Muitas pessoas rangem os dentes à noite sem perceber. Se você suspeitar que pode estar rangendo os dentes durante o sono, converse com seu dentista sobre remédios. Uma das maneiras mais fáceis de parar as dores de dente resultantes do ranger é usar um protetor bucal enquanto você dorme para proteger seus dentes.

Você lava a boca com muita frequência

Usar um enxaguante bucal diariamente pode proporcionar uma boa saúde bucal. No entanto, exagerar pode ter efeitos prejudiciais. Enxaguar com enxaguante bucal várias vezes ao dia pode levar à sensibilidade dentária. Isso ocorre porque muitos enxaguantes bucais contêm ácidos que causam danos à camada intermediária dos dentes. Se você está sentindo dor de dente e descobre que usa o enxaguante bucal várias vezes ao dia, a cura para suas dores de dente pode ser tão simples quanto reduzir o número de vezes que você faz bochechos para apenas uma ou duas vezes por dia.

Você tem uma infecção sinusal

Uma indicação muito comum de uma infecção sinusal é a dor de dente nos dentes superiores traseiros. Isso faz sentido por causa da proximidade de suas passagens nasais. Se você tem dor de dente e está se sentindo abafado, há uma boa chance de ter uma infecção sinusal. Você deve ir ao seu médico para receber o tratamento adequado.

Você tem Distúrbio da ATM

A articulação temporomandibular, ou ATM, é o que permite que sua mandíbula se mova para cima e para baixo. Essa articulação é essencialmente a dobradiça que conecta a mandíbula e o crânio entre si. Artrite, lesões e outras condições podem impedir que partes da ATM funcionem corretamente. Isso pode causar muita dor na mandíbula e nos dentes quando você mastiga. Converse com seu dentista se você acha que pode estar tendo problemas com sua ATM.

Você está grávida

A gravidez aumenta a probabilidade de gengivite. Gengivite é o termo dado à inflamação das gengivas e pode causar sangramento nas gengivas e dor de dente. Durante a gravidez, você também está mais propensa a ter cáries. Preste muita atenção à sua saúde bucal durante a gravidez, e você pode querer consultar seu dentista durante esse período.

Você malha demais

Esta é uma das causas possíveis mais surpreendentes de dor de dente. De acordo com estudos, o treinamento de resistência pode causar desgaste do esmalte dos dentes e aumentar a probabilidade de cáries. Horários de treino mais intensos levam a maiores chances de cáries. Não está claro exatamente por que isso acontece, mas pode ser por causa da mudança na produção de saliva durante o exercício. Se você está treinando para um triatlo e sente dor de dente, seu intenso cronograma de treinamento pode ser o culpado.

Você tem danos nos nervos

Uma causa possível, mas incomum, de dor de dente é uma condição chamada neuralgia do trigêmeo. Este é um tipo específico de dano nervoso que leva à dor crônica do nervo em sua cabeça que às vezes pode parecer uma dor de dente. Comer, beber e escovar os dentes pode causar dor. Embora essa condição seja incomum, se você sentir dor crônica como essa, pode valer a pena uma visita ao seu médico.

Você está enfrentando problemas cardíacos

Quando combinada com outros sintomas, a dor de dente às vezes pode ser um indicador de problemas cardíacos. Dor na parte superior do corpo, incluindo pescoço, ombros, dentes e mandíbula, pode ser um sintoma de um ataque cardíaco. Preste muita atenção se, além da dor na boca, você estiver sentindo coisas como sudorese, dor no peito, palpitações cardíacas, falta de ar ou náusea.

Você recentemente clareou seus dentes

Alguns clareadores de dentes podem causar dor de dente. A sensibilidade dentária pode começar dois a três dias após o início de um tratamento de clareamento. Dependendo dos seus dentes, a sensibilidade dentária pode desaparecer após apenas alguns dias ou pode durar mais tempo. Clarear os dentes também pode causar irritação nas gengivas. Se você estiver sentindo muita dor durante o tratamento de clareamento, consulte seu dentista geral. Eles podem sugerir que você pare o tratamento ou mude para um agente clareador que seja mais suave para os dentes.

Suas gengivas estão recuando

Suas gengivas protegem os nervos de seus dentes. À medida que recuam, eles se afastam para expor esses nervos, causando sensibilidade e dor nos dentes. A retração das gengivas pode ser o resultado de escovar com muita força por um longo período de tempo ou pode ser um sinal de algo mais sério, como doença gengival. Outros sintomas da doença gengival incluem mau hálito, gengivas sangrentas ao escovar, feridas na boca e pus. Se esses sintomas acompanharem sua dor de dente, marque uma consulta com seu dentista.

Você tem câncer bucal

Um sintoma de câncer bucal é a dor crônica na boca e nos dentes que não desaparece. Se sua boca ou dentes estiverem doendo e a dor não desaparecer e você notar uma protuberância incomum ou uma mancha de cor estranha, informe seu dentista sobre sua preocupação para que ele possa realizar uma verificação de câncer bucal.

Você come muitos alimentos ácidos

Alimentos que são altamente ácidos podem destruir o esmalte dos dentes. Esses alimentos incluem coisas como frutas cítricas, refrigerantes, café e doces açucarados. Quando o esmalte do seu dente está desgastado, seus dentes se tornam mais suscetíveis a cáries dolorosas ou exposição do nervo. Se você come muitos alimentos ácidos, reduza e tente comer uma dieta mais equilibrada para evitar dores de dente desnecessárias.

Você vomita com frequência

Quando você vomita, o ácido do estômago pode entrar nos dentes. Quando isso acontece com frequência, esse ácido forte pode causar muitos danos aos dentes. Algumas condições associadas a vômitos frequentes são doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), alcoolismo crônico, gravidez e bulimia. O dano que vomitar demais causa aos dentes pode causar dor de dente e outros problemas. Se você acha que essa pode ser a causa de sua dor de dente, consulte seu médico para discutir as opções de tratamento.

Você não bebe água suficiente

Não beber água suficiente pode ser problemático para os dentes por vários motivos. A água lava os restos de comida presos nos dentes depois de comer. Em muitas áreas residenciais, a água está cheia de flúor, o que ajuda os dentes a manter a força. Manter-se hidratado também evita que você experimente os efeitos colaterais negativos de ter a boca seca. Beba mais água para manter os dentes saudáveis ​​e evitar a dor de dente.

Marque uma consulta com um dentista de Knoxville

Se você estiver com dor de dente ou qualquer outro problema de saúde bucal, um dentista geral pode ajudá-lo a identificar e corrigir o problema. A University General Dentists em Knoxville, TN, usa tecnologia de ponta para ajudá-lo a manter sua saúde bucal. Se seus dentes estão doendo, agende uma consulta conosco hoje em um de nossos dois locais convenientes para que possamos ajudá-lo a se sentir melhor. Ligue para o escritório do Centro Médico da Universidade do Tennessee pelo telefone 865-305-9440 ou para o escritório de West Knoxville pelo telefone 865-500-5700.