Dor de dente: remédios caseiros, causas, alívio para dentes doloridos

Você está se perguntando por que seus dentes doem? Se você tem dentes doloridos, pode ser devido a um problema dentário, como  cáries ,  doenças gengivais , bruxismo, ATM ou um problema não dentário, como uma  infecção sinusal  ou até mesmo estresse.

  1. Dentes sensíveis : Alguns tipos de dor de dente ocorrem se você estiver usando produtos de cuidados dentários, como agentes clareadores à base de peróxido que penetram nos dentes causando  sensibilidade dentária .
  2. Bruxismo: Se você tem dentes doloridos sem sinais de cárie dentária ou doença gengival, pode estar sofrendo de bruxismo. Bruxismo é o termo técnico para ranger os dentes. O bruxismo é uma causa comum de dor nos dentes que afeta milhões de pessoas de todas as idades nos Estados Unidos. Se você sentir dores nos dentes e outros sintomas de bruxismo, consulte um dentista o mais rápido possível. Se não for tratada, a moagem crônica dos dentes pode danificar coroas e obturações e desgastar o esmalte dos dentes, aumentando o risco de infecção ou cárie. As causas do bruxismo que levam a dentes doloridos incluem dentes tortos, mau alinhamento da mandíbula e estresse ou ansiedade. Se o bruxismo for devido a dentes desalinhados, endireitar sua mordida com ortodontia pode ajudar a resolver o problema. Mas se o bruxismo é devido ao estresse crônico, técnicas de gerenciamento de estresse podem ser necessárias para ajudar a aliviar seus dentes doloridos. Seu dentista pode recomendar um protetor bucal para usar à noite para ajudar a prevenir a dor de dente associada ao bruxismo.
  3. Disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM) : Se você está estressado a ponto de apertar a mandíbula e ranger os dentes, pode desenvolver dor de dente associada à articulação temporomandibular (ATM). A ATM é a articulação que articula o maxilar inferior ao crânio, permitindo que você coma e fale. Apertar a mandíbula e ranger os dentes coloca um estresse adicional nos músculos da mandíbula, o que pode causar dor de dente. Se a sua dor de dente for causada pela síndrome da ATM, seu dentista pode recomendar uma tala dentária da ATM para reposicionar o maxilar inferior. Mas em casos menos graves, compressas quentes aplicadas na mandíbula, comer alimentos macios e tomar medidas para reduzir o estresse podem ajudar.
  4. Dentes danificados : Sua dor de dente pode ser causada por um  dente rachado ou quebrado . Se esta for a causa da sua dor, consulte o seu dentista o mais rápido possível. Um dente quebrado pode contribuir para a cárie dentária.
  5. Dentes cariados :  A cárie dentária  é uma das causas mais comuns de dor de dente. A cárie dentária ocorre quando os ácidos das bactérias da placa penetram no esmalte do dente causando uma perda de mineral do dente que, se progredir, pode causar dor na camada interna do dente, a polpa.

Remédios caseiros para dor de dente

Você não deve abandonar sua rotina de higiene bucal devido a uma dor de dente. Em vez disso, procure produtos de higiene bucal projetados para dentes e gengivas sensíveis:

  • Escova de dentes extra macia : a  escova de dentes manual Oral-B Sensi-Soft  apresenta um design exclusivo de cerdas cruzadas para melhor limpeza entre e atrás dos dentes. As cerdas extra macias removem a placa enquanto protegem os dentes e as gengivas da irritação, mesmo se você tiver dor de dente. Além disso, as cerdas indicadoras lembram você de substituir sua escova de dentes quando elas mudam de azul para branco.
  • Fio dental para gengivas sensíveis :  O fio dental Oral-B Glide Pro-Health Comfort Plus  para gengivas sensíveis foi desenvolvido para pessoas que dizem que usar fio dental é doloroso. O fio dental Oral-B Glide Pro-Health Comfort Plus  para gengivas sensíveis desliza entre os dentes apertados sem se desgastar e é duas vezes mais macio que o fio dental Glide original.
  • Creme dental para dentes sensíveis : Para uma rotina de cuidados orais abrangente, adicione  o creme dental Crest Pro-Health Sensitive & Enamel Shield , que oferece proteção completa contra sensibilidade dentária dolorosa, cáries, placa, gengivite, tártaro e clareia e refresca o hálito também.

Como parar uma dor de dente

Todo mundo tem um remédio favorito para dor de dente, como enxaguar a boca com água morna ou aplicar um analgésico tópico de venda livre no local dolorido. Mas parar uma dor de dente causada por uma cárie ou doença gengival provavelmente envolverá uma combinação de uma visita ao dentista e uma rotina regular de higiene bucal. Em uma visita ao dentista, seu dentista decidirá se sua dor de dente requer uma restauração ou se você precisa de um canal radicular, raspagem radicular e alisamento dentário.

Se você precisa ou não de uma restauração ou cirurgia de gengiva, você pode achar que seus dentes ainda são sensíveis. Mas isso não é motivo para evitar sua rotina de higiene bucal. Seguir uma rotina regular de higiene bucal, como usar o Crest Pro-Health Enamel Shield Regimen, é outra estratégia para ajudar a cuidar dos dentes para uma boca saudável. Os produtos Crest Pro-Health Sensitive Shield são suaves para  dentes e gengivas sensíveis, mas poderosos o suficiente para promover a saúde bucal, ajudar a prevenir cáries e controlar sua dor de dente.

Alívio da dor de dente

Algumas pessoas ficam nervosas em ir ao dentista e adiam uma visita ao dentista, mesmo que tenham dor de dente. A ansiedade odontológica não é incomum, e muitos dentistas fazem um esforço extra para tornar o tratamento da dor de dente menos estressante para um paciente ansioso. A American Dental Association recomenda as seguintes sugestões para reduzir a ansiedade odontológica, seja você indo ao dentista por causa de uma dor de dente ou para uma limpeza de rotina.

  • Sintonize : Traga seu MP3 player (com fones de ouvido) e qualquer tipo de música que o deixe à vontade sem distrair o dentista e a equipe.
  • Hora certa : Se possível, agende uma visita ao dentista para um momento em que você não precise correr para o trabalho ou quando se sentir pressionado. Isso pode significar um compromisso antecipado antes do trabalho ou o último lugar no final do dia quando você estiver a caminho de casa.
  • Fale sobre isso : Diga ao seu dentista que você está nervoso. Os dentistas estão acostumados a lidar com pacientes nervosos, e o dentista e a equipe podem ajustar seu tratamento de acordo. Por exemplo, alguns consultórios de dentistas usam sedativos para relaxar os pacientes antes de um procedimento.

Origens:

  1.  http://www.medicinenet.com/toothache/article.htm
  2. http://www.ada.org/public/topics/anxiety.asp
  3. http://www.webmd.com/oral-health/guide/teeth-grinding-bruxism
  4. http://www.mayoclinic.org/first-aid/first-aid-toothache/basics/art-20056628

Posts Similares