Por que meu dente dói quando eu APERTO sobre ele?

Algumas pessoas com sensibilidade dentária podem não ser capazes de lidar com temperaturas quentes ou frias, enquanto outras podem ser sensíveis à pressão. Morder algo e sentir dor pode ser uma sensação chocante. Descubra o que está causando essa sensação e como tratá-la para que você possa se sentir confortável novamente!

Por que meu dente dói quando eu faço pressão sobre ele?

A razão mais comum pela qual você pode sentir dor quando pressiona esse dente é a hipersensibilidade dentinária, também conhecida como sensibilidade dentária. A hipersensibilidade dentinária é causada pela exposição de sua dentina (a camada sob o esmalte do dente). A exposição pode ser devido à perda de tecido dentário duro (erosão ou abrasão) ou perda de tecido mole (recessão gengival). Como resultado, os túbulos dentinários ficam expostos aos ambientes bucais, desencadeando uma resposta dolorosa quando você morde um alimento ou aplica qualquer outro tipo de pressão no dente.

A sensibilidade dentinária não é a única coisa que pode causar dor quando você morde ou toca o dente. Este sintoma pode ser causado por cárie, uma obturação solta ou um dente rachado. Também é possível que o dano vá além da dentina e afete o tecido pulpar dentro do dente.

Quais opções de tratamento estão disponíveis para mim?

Como a dor que você está sentindo pode ser causada por várias coisas, você deve consultar seu dentista o mais rápido possível. Um dentista determinará se seus sintomas estão sendo causados ​​por hipersensibilidade dentinária ou se é outra coisa. Se você estiver com hipersensibilidade dentinária, seu dentista pode recomendar o uso de um agente dessensibilizante que pode ser aplicado no consultório.

Consultar seu médico também pode ajudá-lo a descobrir se você tem uma cárie ou se precisa substituir uma coroa ou uma obturação. Esses procedimentos podem cuidar dos sintomas de dor que você está sentindo.

Se o seu dente estiver rachado, seu dentista determinará se essa rachadura se estendeu até a polpa. Se tiver sido, a AAE recomenda que o dente seja tratado com um procedimento de canal radicular . Uma coroa geralmente é colocada sobre ela para proteger a rachadura de se espalhar. O diagnóstico precoce é fundamental aqui – pode ajudar a salvar seu dente. É por isso que é essencial consultar seu dentista regularmente. Eles podem notar um problema com seus dentes que você ainda não notou e ajudá-lo a ser tratado.

Além de consultar seu dentista regularmente, é importante manter uma boa rotina de higiene bucal. Isso deve incluir escovar duas vezes ao dia e limpar entre os dentes diariamente com fio dental ou outro limpador interdental. Escovar os dentes corretamente também é importante para garantir que você não desgaste o esmalte e as gengivas.

Se o seu dente dói quando você faz alguma pressão sobre ele, é normal se sentir preocupado. Embora muitas coisas diferentes possam desencadear esse sintoma, a boa notícia é que seu dentista pode ajudá-lo a descobrir o que está causando esse problema. E lembre-se, a urgência é a chave aqui. Quanto mais cedo você chegar ao consultório do dentista, mais rápido você terá algum alívio!