O que você pode fazer sobre dentes sensíveis?

Se você dispensa bebidas quentes ou frias porque sabe que elas farão seus dentes doerem, talvez seja hora de conversar com seu dentista sobre a possibilidade de você ter dentes sensíveis.

Às vezes, outras coisas também podem agravá-los, como alimentos doces e azedos ou até ar frio.

Para poder tratar essas pontadas nos dentes, ajuda saber o que pode estar por trás delas. Depois de identificar a causa, você pode encontrar uma solução.

Cuide do esmalte dos dentes

Essa é uma camada dura e protetora que ajuda seus dentes a lidar com tudo o que você os faz passar. Quando acaba, as terminações nervosas que causam dor ficam expostas.

Se você tem dentes sensíveis, é possível que parte do esmalte tenha se desgastado.

Para evitar ou frear esse dano:

Não escove com muita força. Você limpa os dentes com a mão pesada? Você pode estar tirando mais do que apenas placa. A escovação de um lado para o outro na linha da gengiva pode fazer com que o esmalte desapareça mais rápido. Você deve usar uma escova de cerdas macias e trabalhar em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva para manter o esmalte limpo e forte.

Evite alimentos e bebidas ácidas. Refrigerante, doces pegajosos, carboidratos com alto teor de açúcar – todas essas guloseimas atacam o esmalte. Em vez disso, faça um lanche:

• Frutas e vegetais ricos em fibras
  • Queijo
  • Leite
  • Iogurte natural

Estes irão umedecer a boca e ajudar a combater o ácido e as bactérias que podem corroer os dentes. A saliva é uma maneira pela qual sua boca lida com eles.

Você também pode beber chá verde ou preto ou mascar chiclete sem açúcar. Se você comer algo ácido, não se apresse para escovar. Espere uma hora ou mais para fortalecer antes de esfregar.

Solte os dentes. Com o tempo, ranger os dentes desgasta o esmalte. Às vezes, lidar com o estresse pode acabar com o problema. Se isso não funcionar, seu dentista pode colocar uma tala ou um protetor bucal em você.

Se o problema for grave, você pode precisar de um tratamento odontológico para mudar a posição dos dentes ou de um relaxante muscular.

Faça uma pausa no clareamento . A busca por brancos perolados pode causar sua dor. Felizmente, a sensibilidade do clareamento geralmente é temporária. Converse com seu dentista sobre como o tratamento pode estar afetando você e se você deve continuar.

Chegar à raiz do problema

Às vezes, a sensibilidade dentária pode ser um sinal de outros problemas, como:

Gengivas naturalmente encolhendo. Se você tem mais de 40 anos, pode ser que suas gengivas estejam mostrando sinais de desgaste, afastando-se dos dentes e descobrindo as raízes dos dentes. Essas raízes não têm esmalte para protegê-las, então são muito mais sensíveis do que o resto do dente.

Informe o seu dentista se suas gengivas parecem estar retraindo. Pode ser um sinal de outros problemas, como gengivite . Casos graves podem necessitar de um enxerto gengival . Isso move o tecido de outro lugar para cobrir a área nua.

Doença da gengiva . O acúmulo de placa e tártaro nos dentes pode fazer suas gengivas recuarem. Às vezes, a doença pode se instalar. Ela pode destruir o suporte ósseo do seu dente. Não fume. Pode levar à doença gengival. Para tratá-lo, seu dentista pode fazer uma limpeza profunda dos dentes, chamada de alisamento ou raspagem, que raspa o tártaro e a placa abaixo da linha da gengiva. Você também pode precisar de medicação ou cirurgia para corrigir o problema.

Um dente rachado ou obturação : Quando você quebra um dente, a rachadura pode ir até a raiz. Você notará dor quando seu dente estiver frio. Como seu dentista corrige a rachadura depende de quão profundo ela vai. Se for uma pequena rachadura que termina antes de suas gengivas começarem, seu dentista pode preenchê-la. Se estiver abaixo da linha da gengiva, seu dente terá que ser arrancado.

Tratamento

Depois de encontrar o problema, há coisas que seu dentista pode usar para ajudar a aliviar sua dor, incluindo:

• Pasta de dentes para dentes sensíveis
  • Gel de flúor
  • Recheios que cobrem as raízes expostas
  • Selantes
  • Pastas dessensibilizastes (não usadas com escova de dentes) que você pode obter com seu dentista
  • Protetor bucal para proteger os dentes se você ranger

Se o seu caso for grave, seu dentista pode sugerir um canal radicular .

Também é importante não fugir do atendimento odontológico por causa da dor de dente . Ignorar os dentes pode piorar as coisas. Escove e use fio dental duas vezes ao dia para ajudar a manter seu sorriso brilhante e sem dor. E consulte seu dentista para um check-up duas vezes por ano.