Os problemas dentários mais comuns

Os problemas dentários mais comuns podem ser evitados. É preciso escovar duas vezes ao dia, usar fio dental diariamente , comer uma dieta saudável e fazer check-ups odontológicos regulares.

Educar-se sobre problemas dentários comuns e suas causas também pode ajudar bastante na prevenção.

Este artigo analisa os nove problemas dentários mais comuns e como eles são prevenidos e tratados.

Mal hálito

Mau hálito, ou halitose, pode ser embaraçoso. Estudos dizem que uma condição dentária é a culpada em cerca de 85% das pessoas com mau hálito persistente . Podem incluir:

• Doença gengival
  • Cavidades
  • Câncer bucal
  • Boca seca
  • Bactérias na língua

O enxaguante bucal apenas mascara o odor causado por esses problemas. Se você tem mau hálito crônico, visite seu dentista para ver o que está por trás disso.

Cárie dentária

A cárie dentária – cáries – é o segundo problema de saúde mais comum nos Estados Unidos. É superado apenas pelo resfriado comum.

A cárie dentária ocorre quando a placa se combina com açúcares e/ou amidos dos alimentos que você come. A combinação produz ácidos que atacam o esmalte dos dentes .

Você pode ter cáries em qualquer idade. Eles não são apenas para crianças. O envelhecimento e a erosão normal do esmalte podem causá-los. Assim como a boca seca devido à idade, doença ou medicamentos.

A melhor maneira de prevenir a cárie dentária é escovar os dentes duas vezes por dia, usar fio dental diariamente e fazer check-ups odontológicos regulares.

Além disso, coma alimentos saudáveis ​​e evite lanches e bebidas com alto teor de açúcar. Pergunte ao seu dentista sobre mais maneiras de manter seus dentes saudáveis.

Doença da gengiva (periodontal)

A gengivite é uma infecção nas gengivas ao redor dos dentes. É também uma das principais causas de perda de dentes em adultos. Alguns estudos mostram uma ligação entre doenças das gengivas e problemas cardíacos .

Todo mundo está em risco de doença gengival. Mas é mais comum após os 30 anos. Fumar é um fator de risco significativo.

Diabetes e boca seca também aumentam seu risco. Os sintomas incluem:

• Mal hálito
  • Gengivas vermelhas, inchadas, sensíveis ou sangrando
  • Dentes sensíveis
  • Dor ao mastigar

Gengivite é o nome técnico da doença gengival. Periodontite é doença gengival avançada. Check-ups odontológicos regulares, escovação e uso do fio dental podem evitá-los.

Consulte o seu dentista se tiver quaisquer sinais de doença gengival. O tratamento pode prevenir problemas como a perda de dentes.

Recapitular

Mau hálito, cárie dentária e doença gengival são problemas comuns que podem ser evitados com escovação, uso de fio dental e exames odontológicos regulares.

O mau hálito crônico pode ser causado por inúmeras doenças bucais. A cárie dentária é causada pela interação da placa com açúcar ou amido. Seu risco de doença gengival aumenta se você fuma.

Câncer bucal

O câncer bucal é uma doença grave e mortal. Afeta milhões de pessoas e é mais comum após os 40 anos.

Alguém nos Estados Unidos morre de câncer oral a cada hora. 6 Mas essa doença geralmente é curável se diagnosticada e tratada nos estágios iniciais.

Os maiores fatores de risco são:

• Fumar ou mascar tabaco
  • Uso de álcool
  • Papilomavírus humano (HPV)

Os sintomas de câncer de boca ou garganta incluem:

• Feridas
  • Protuberâncias
  • Áreas ásperas na boca
  • Mudança na sua mordida
  • Dificuldade em mastigar ou mover a língua ou mandíbula

Visitas regulares ao dentista podem ajudar a detectar o câncer bucal precocemente. Pergunte ao seu dentista se um exame de câncer bucal faz parte de seu check-up habitual.

Consulte seu dentista se você:

• Observe quaisquer sintomas de câncer bucal
  • Tem problemas para mastigar ou engolir
  • Tem problemas para mover sua língua ou mandíbula

Aftas

Vários tipos de feridas na boca podem ser incômodos. Eles geralmente não são nada para se preocupar, a menos que durem mais de duas semanas.

Feridas na boca comuns incluem:

• Aftas  (úlceras aftosas) : ocorrem dentro da boca e não nos lábios. Eles não são contagiosos e podem ser desencadeados por muitas causas diferentes.
  • Bolhas de febre / herpes labial : Causadas pelo vírus Herpes simplex , ocorrem na borda dos lábios externos. Eles são contagiosos. Eles vêm e vão, mas não podem ser curados.
  • Aftas (candidíase oral) : feridas de infecção por fungos na boca podem ocorrer em bebês, usuários de dentaduras, pessoas com diabetes e pessoas tratadas de câncer.

Erosão do dente

A erosão dentária é a perda da estrutura dentária. É causada pelo ácido que ataca o esmalte.

Os sintomas podem variar de sensibilidade a problemas mais graves, como rachaduras. A erosão dentária é comum, mas facilmente evitável com cuidados orais adequados.

Recapitular

O câncer bucal é uma doença comum e mortal. Consulte o seu dentista imediatamente se tiver feridas ou dificuldade em mover a língua ou a mandíbula.

As feridas na boca podem ser aftas, herpes labial ou candidíase oral. Se uma ferida não desaparecer sozinha em duas semanas, consulte seu dentista.

O excesso de ácido na boca pode causar erosão dentária. Pode deixar seus dentes sensíveis ou até mesmo quebrá-los.

Sensibilidade Dentária

A sensibilidade dentária é um problema comum. Afeta milhões de pessoas. A sensibilidade envolve dor ou desconforto de:

• Doces
  • Ar frio
  • Bebidas quentes
  • Bebidas geladas
  • Sorvete

Dentes sensíveis podem tornar doloroso escovar e usar fio dental. Mas dentes sensíveis podem ser tratados. 11 Então converse com seu dentista sobre isso.

A sensibilidade pode ser um sinal de um dente rachado ou com abscesso . Esses precisam ser tratados por um dentista. Caso contrário, você corre o risco de perder um dente ou ter uma infecção no osso da mandíbula.

Se de repente você desenvolver sensibilidade dentária, marque uma consulta com o dentista. Eles podem ver se você tem um problema que precisa ser tratado.

Dor de dente e emergências odontológicas

Emergências odontológicas podem ser dolorosas e assustadoras. Eles exigem tratamento urgente como qualquer emergência.

Problemas comuns que exigem uma visita urgente ao dentista incluem:

• Um dente quebrado ou rachado
  • Um dente abscesso
  • Perder um dente batido em um acidente

Ligue para o seu dentista imediatamente sobre qualquer um desses problemas. Mesmo nos fins de semana e à noite, eles devem ter alguém de plantão para lidar com emergências.

Obtenha atenção médica urgente para:

• Uma mandíbula quebrada ou deslocada
  • Cortes graves na língua, lábios ou boca
  • Um abscesso dentário que causa dificuldade em engolir
  • Edema facial

Sorriso pouco atraente

Um sorriso pouco atraente não é tecnicamente um “problema dentário”. Mas é uma das principais razões pelas quais algumas pessoas vão ao dentista.

Não gostar do seu sorriso pode ser difícil para a sua autoestima. Felizmente, com as ferramentas e técnicas de hoje, muitas vezes é corrigível.

As alterações cosméticas podem incluir:

• Clareamento dos dentes
  • Implantes dentários
  • Ortodontia (por exemplo, aparelhos, retentores)
  • Outros trabalhos odontológicos estéticos

Recapitular

A sensibilidade ao calor ou ao frio pode causar desconforto. Seu dentista pode ajudar com os tratamentos.

Obtenha ajuda imediata para emergências odontológicas, como dentes quebrados ou abscessos ou perda acidental de um dente.

Se você simplesmente não gosta do seu sorriso, converse com seu dentista sobre possíveis correções estéticas.

Os problemas dentários mais comuns podem ser evitados se você:

• Escove os dentes duas vezes ao dia
  • Passe fio dental todos os dias
  • Consulte seu dentista regularmente
  • Não fume
  • Obtenha ajuda para quaisquer problemas que você notar, como feridas na boca ou manchas ásperas

Marque consultas com seu dentista quando surgirem problemas. Certifique-se de que eles saibam sobre qualquer dor ou sensibilidade que você está tendo. E obtenha ajuda urgente para emergências odontológicas.