Implantes dentários, veja algumas Curiosidades que você vai gostar de Saber

A falta de dentes pode ser provocada por os mais diversos motivos. Desde um acidente, passando pelo fator etário, até a falta de higienização. Em todos os casos, o implante dentário está entre as principais opções para restaurar o sorriso.

De acordo com dados do IBGE, cerca de 41 milhões de pessoas já implantaram um ou mais dentes no Brasil. Mas, ainda há muitos mitos sobre esse procedimento. Pensando nisso, separamos dez fatos bem interessantes sobre os implantes dentários.

Implantes dentários são estruturas metálicas semelhantes a pequenos parafusos instalados junto ao osso maxilar que servem para substituir um dente perdido ou extraído. Essa estrutura tem como finalidade fixar mecanicamente as próteses dentárias, melhorando o aspecto estético e a mastigação.

implantes-dentarios-curiosidades

Selecionamos as 10 curiosidades úteis para quem pretende se submeter a esse tipo de tratamento:

1. Existem diferentes tipos de implantes

A escolha de um determinado implante dentário está relacionada ao problema específico do indivíduo e a forma como será tratado. Antes do início do tratamento é necessária a avaliação de um especialista que irá avaliar fatores como idade, estrutura maxilar, saúde bucal e a melhor opção de implante.

2. O implante dentário possui benefícios além da estética

Embora muitas pessoas busquem o implante dentário por uma questão estética, os benefícios de uma prótese vão além disso. O implante proporciona uma melhor mastigação e consequentemente uma melhor digestão, contribuindo para a redução de tratamentos gástricos e melhor absorção de nutrientes.

3. Há casos de contra indicação

De forma geral, não se recomenda a colocação de implantes dentários em crianças e adolescentes que ainda estão em fase de crescimento, por conta da instabilidade da estrutura óssea na arcada. O tratamento também não é recomendado para pessoas cuja saúde geral esteja descompensada, como por exemplo, no caso de diabetes e problemas cardíacos.

4. Não há rejeição

Os implantes dentários em geral são feitos de titânio, um material biocompatível ao organismo humano, sendo que, no caso dos implantes dentários, o osso maxilar ou mandibular. Por isso, a prótese ou implante dentário não é rejeitado como um corpo estranho. Eventuais problemas decorrentes prótese ou do implante estão relacionados à qualidade do osso muitas vezes – ou a problemas de saúde descompensada – mas não à rejeição.

5. Implantes nacionais são tão bons quanto os importados

Hoje já é possível encontrar implantes de ótima qualidade com nacionalidade brasileira. Para a comercialização de implantes, as empresas são submetidas a rigorosas avaliações para receberem autorizações de comercialização do produto. Por isso, é possível encontrar excelentes produtos nacionais também.

6. Muitas vezes, na ausência do osso maxilar, é possível o tratamento com implante dentário

Mesmo que o indivíduo não tenha osso suficiente para a colocação do implante, na maioria das vezes, é possível realizar este procedimento. No entanto, será necessário o tratamento com enxertos ósseos anteriormente à colocação do implante e, em determinados casos, é necessário incluir implantes de menor tamanho, hoje já disponíveis.

7. Implantes dentários contam com uma taxa de sucesso de 98%

Grande parte dos implantes são bem sucedidos. Pacientes fumantes, usuários de álcool, drogas variadas ou que possuem doença sistêmica descompensada, acabam apresentando uma taxa menor de sucesso.

8. Nem sempre os dentes são colocados no mesmo dia

Para a maior parte das pessoas a colocação do implante e dos dentes é feita em tempos diferentes. É necessário que a maxila fixe os implantes, isto é, ter uma certa estabilidade primária. O tempo é determinado de acordo com cada caso. Varia desde um implante com colocação imediata do dente até a espera por um período mais longo. O importante é que haja a cicatrização óssea (osseointegração) correta. Hoje, com os implantes Straumann (Suiça), a ossointegração ocorre no período de 20 a 45 dias.

No caso de implante imediato, o paciente sai do consultório com dentes provisórios instalados sobre o implante. Após o período determinado pelo especialista, ele retorna ao consultório para colocar o dente (coroa cerâmica) definitivo.

9.Não dói colocar o implante

Muitas pessoas tem medo da dor relacionada ao tratamento. Para a colocação do implante faz-se uma anestesia local e como o implante é feito no osso, não se trata de um procedimento doloroso. Muitas vezes, o pós-operatório é incômodo e recomenda-se o uso de analgésicos, antiinflamatórios e antibióticos durante este período. Em casos extremos, o paciente é sedado durante o procedimento. O paciente sempre será assistido pelo especialista durante todo o processo, pois o paciente deve seguir rigorosamente as orientações pós operatórias.

10. O tratamento é simples

Muita gente costuma se assustar com o implante por se tratar de um procedimento cirúrgico. No entanto, trata-se de um procedimento simples, rápido e em muitos casos você já pode no dia seguinte realizar suas atividades cotidianas, desde que muito bem avaliado. Dependendo da sua saúde geral, o cirurgião dentista também pode recomendar alguns dias de repouso.

Posts Similares