Por que o Dentista se esconde quando vai tirar Raio x?

Você provavelmente está familiarizado com os raios X odontológicos de suas idas ao dentista ao longo dos anos. Mas qual é o propósito desses raios X e por que precisamos deles? Os dentistas usam raios-X dentários (radiografias) para diagnosticar doenças dentárias ou danos que não são visíveis em um exame clínico oral. 1 Essas radiografias indicam recomendações de tratamento que seu dentista pode ou não fazer.

Saiba mais sobre raios-X odontológicos, como eles funcionam, o que detectam e os riscos associados a eles.

Dentista examinando o raio-x do paciente na clínica odontológica
ArtistGNDphotography / Getty Images

Como funcionam os raios X

Durante a radiografia dentária, uma pequena quantidade de radiação eletromagnética é usada para criar uma imagem de raios X de seus dentes, raízes, gengivas, mandíbula e ossos faciais.

Como outras formas de raios-X, as radiografias odontológicas funcionam enviando um tipo de energia que é absorvida por objetos sólidos, mas passa por tecidos menos densos, como a pele. 2 Os objetos sólidos (dentes e ossos) absorvem a energia e aparecem mais claros na imagem de raios X. Isso dá ao seu dentista uma visão interna da sua saúde bucal.

Frequência de Raios-X Dentários

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA e a American Dental Association recomendam que a frequência de radiografias odontológicas seja decidida caso a caso, com base na avaliação do risco de cárie (cárie ou cárie dentária). 3 Algumas pessoas são mais propensas à cárie dentária, e isso afetará a frequência de raios X odontológicos que um dentista recomenda. Seu risco de cárie também muda ao longo do tempo.

O que eles detectam

Raios-X dentários podem detectar várias anormalidades em sua saúde bucal, incluindo a detecção precoce de problemas dentários que não foram encontrados em um exame oral visual. 1 Isso é útil, pois seu dentista pode recomendar certos tratamentos (por exemplo, aparelhos, implantes ou remoção de dentes do siso ) com base em seus resultados.

Algumas das coisas que seu dentista examinará em suas radiografias dentárias incluem: 4

• Posição, tamanho e número de dentes
  • Alterações no canal radicular
  • Perda óssea na mandíbula ou ossos faciais
  • Fraturas ósseas
  • Cárie dentária, inclusive entre os dentes ou sob obturações
  • Abscessos e cistos
  • Impactação dos dentes
  • Como os dentes superiores e inferiores se encaixam

Em crianças e adultos jovens, os dentistas também procuram a presença (incluindo o número e o tamanho) dos dentes que ainda não cresceram. Isso inclui os dentes adultos, os dentes do siso ou os molares. Eles também observam o espaçamento dentro da mandíbula para determinar como e se os dentes adultos se encaixam quando crescerem.

Tipos

Os dentistas usam diferentes tipos de raios-X dentários para examinar diferentes aspectos de sua saúde bucal. Alguns tipos são mais adequados do que outros para o que seu dentista está avaliando.

Os principais tipos de radiografias odontológicas incluem:

• Bitewing : Você vai morder uma aba durante este raio-X. A imagem exibe a coroa de seus dentes superiores e inferiores. 4 Estes são normalmente tomados a cada seis a 12 meses para crianças e de seis a 18 meses para adultos, embora a American Dental Association tenha declarado que eles podem ser administrados com menos frequência para algumas pessoas. 3
  • Periapical : A imagem mostra todo o dente, da coroa à raiz. Estes são normalmente tomados como uma maneira de seu dentista examinar dentes específicos que são sintomáticos e podem revelar anormalidades no osso ou na raiz. 2
  • Oclusal : Este tipo de raio-X exibe todos os dentes superiores ou inferiores em uma imagem. 4 Eles são usados ​​com menos frequência do que outros tipos de radiografias odontológicas, mas podem mostrar problemas em uma arcada dentária, como impactações ou dentes extras.
  • Panorâmico : Para este tipo de raio-X, você provavelmente ficará de pé ou sentado em uma máquina especializada que gira em torno de sua cabeça. O raio-X mostra sua mandíbula, conjunto superior e inferior de dentes, tudo em uma imagem. Estes são usados ​​com mais frequência em aparelhos ortodônticos ou planejamento de cirurgias e, de outra forma, concluídos a cada três a cinco anos.
  • Cefalométrico : Esta imagem mostra a visão de perfil do rosto e pode identificar problemas com as vias aéreas ou como o maxilar superior e inferior se encaixam. 2

Riscos para o Dentista se esconder

Radiação

Como outras formas de raios-X, as radiografias odontológicas carregam riscos associados à radiação por isso os dentistas correm.

No entanto, de acordo com a American Dental Association, a exposição à radiação associada aos raios X odontológicos é mínima, em comparação com a exposição total da pessoa média de fontes naturais e feitas pelo homem em sua vida diária. 1 Na verdade, é mais arriscado não ter radiografias dentárias recomendadas e potencialmente perder o diagnóstico precoce de doenças ou danos dentários.

Durante o raio-X odontológico, o técnico colocará um avental de chumbo e, muitas vezes, um colar de tireóide em você. Isso protege seus órgãos da radiação mínima à qual eles não precisam ser expostos.

Os dentistas também aderem ao princípio “tão baixo quanto razoavelmente possível (ALARA)”, conforme estabelecido na Comissão Internacional de Proteção Radiológica de 1973. 1 Isso garante que a exposição aos raios X seja justificável e tão baixa quanto razoavelmente possível.

Gravidez

Se você estiver grávida, converse com seu dentista sobre se você deve fazer radiografias odontológicas. Você provavelmente tomará uma decisão em conjunto com base nos riscos e benefícios de sua situação única. 5

As evidências sobre a segurança dos raios X odontológicos para gestantes são variadas. Alguns estudos mostram associação entre radiografias odontológicas maternas e baixo peso ao nascer, e outros estudos não mostram efeito. 6

A posição oficial atual da American Dental Association e do American College of Obstetricians and Gynecologists é que as radiografias odontológicas durante a gravidez são seguras e, como todas as outras radiografias odontológicas, a frequência deve ser determinada caso a caso . 5

A FDA recomenda que as operadoras grávidas de radiografias odontológicas usem um dosímetro pessoal para monitorar os níveis de exposição à radiação, além de seus equipamentos de proteção e barreira normais. 3

Meningioma e câncer de tireóide

Há um grande corpo de pesquisa examinando a relação entre raios-X dentários e meningioma(tumor cerebral ou da medula espinhal) ou câncer de tireóide .

Uma recente revisão sistemática e metanálise, a mais alta forma de pesquisa, descobriu que a exposição a múltiplos raios X dentários ao longo da vida está associada a um pequeno aumento no risco de câncer de tireoide e meningioma. 7

No entanto, o estudo observa que a recente adoção generalizada de colares de tireoide durante radiografias dentárias, vieses de estudo e falta de evidências podem influenciar a aplicabilidade dos resultados. Ainda assim, os autores recomendaram reduzir ao máximo a exposição à radiação diagnóstica.

Os dentistas usam diferentes tipos de radiografias odontológicas (raios-X) para identificar danos ou doenças orais que eles não podem visualizar durante um exame clínico. Usando esses raios-X, eles podem fornecer diagnóstico precoce e recomendar o tratamento mais adequado. Existem alguns riscos associados aos raios X por causa da radiação, mas os benefícios de identificar precocemente a doença bucal superam o risco.