Meu filho(a) caiu, bateu a boca e o dente escureceu? E agora?

Os traumatismos dentários na primeira infância são muito comuns, principalmente com bebês que estão aprendendo a andar ou mesmo os maiorzinhos, nas brincadeiras e travessuras do dia a dia. E sempre pegam os pais de surpresa!

As lesões traumáticas que afetam os elementos dentais e suas estruturas de suporte ocasionam, muitas vezes, problemas de ordem estética, funcional e emocional.

Sendo assim, todo traumatismo, independente da sua intensidade ou gravidade, deve ser encarado como urgência, ou seja, a visita a um Odontopediatra é indispensável para a realização do diagnóstico e tratamento adequado, pois muitas vezes o prognóstico vai depender do tempo decorrido entre a ocorrência do trauma e a execução do tratamento.

Os dentes normalmente mais afetados são os dentes da frente (incisivos centrais) por se tratarem de dentes mais anteriores, logo, os que recebem o primeiro impacto geralmente. As sequelas de um traumatismo variam desde uma discreta alteração de cor da coroa até a perda do dente. Mas porque os dentes podem escurecer?

É comum os dentinhos que sofreram trauma, após 2 ou 3 dias, escurecerem, ficando meio cinza, roxo ou amarelo-amarronzado. Isso acontece porque ocorreu uma hemorragia pulpar (rompimento dos vasos sanguíneos presentes no interior da coroa e da raiz do dente), como se fosse o roxo que aparece em nossa pele após uma pancada.

Dependendo da gravidade do traumatismo e da hemorragia consequente, a alteração de cor poderá ser de pequena intensidade e reversível após poucas semanas, até uma pigmentação que persiste para toda a vida útil do dente. Essa alteração de cor por si só não constitui em uma indicação de tratamento do canal, a não ser que outros sinais clínicos ou radiográficos indiquem ocorrência de necrose pulpar.

Desta forma, são recomendados retornos periódicos ao Odontopediatra para avaliação clínica e radiográfica de possíveis sequelas que podem advir do trauma do dente de leite.

É importante ressaltar que é possível prevenir alguns acidentes, principalmente entre crianças que praticam esportes individuais ou coletivos como patins, skate, bicicleta, futebol, judô, vôlei etc., usando protetores bucais que podem ser feitos pelo Odontopediatra.

A prevenção de traumatismos dentários na primeira infância, é sempre o melhor caminho. Converse com o seu Odontopediatra a respeito.

Posts Similares